Ensino Fundamental - Anos Finais

Grade Curricular

Língua Portuguesa

Os alunos desenvolvem habilidades de leitura, escrita, fala e escuta, com ênfase na compreensão e produção de textos dos diferentes gêneros discursivos. A gramática é ensinada de forma contextualizada, e a literatura é explorada para ampliar a compreensão de mundo dos alunos.

Matemática

Neste nível, os estudantes aprendem conceitos mais complexos de matemática, incluindo álgebra, geometria, estatística e probabilidade. Eles também desenvolvem habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.

Ciências da Natureza

Esta disciplina visa a compreensão das leis naturais que regem o mundo físico. Os alunos aprendem sobre física, química e biologia, desenvolvendo uma visão integrada e interdisciplinar dessas áreas.

Geografia

Os estudantes compreendem e analisam a organização do espaço geográfico, considerando as diferentes escalas (local, regional, nacional e global). Os estudantes são capazes de discutir questões ambientais e sociais, como urbanização, migração, desigualdades espaciais e uso de recursos naturais.

História

A História é ensinada de forma a desenvolver nos alunos uma compreensão crítica do passado e sua conexão com o presente. A BNCC recomenda que os estudantes aprendam sobre a história local, regional, nacional e mundial, com foco em temas como cultura, política, economia, conflitos, resistências e cotidiano. Os alunos também são incentivados a desenvolver habilidades de análise e interpretação de diferentes fontes históricas.

Língua Estrangeira - Inglês

O ensino do inglês visa desenvolver a capacidade de comunicação dos alunos nesta língua, incluindo leitura, escrita, fala e escuta. A BNCC também ressalta a importância da interculturalidade no ensino de línguas.

Língua Estrangeira - Espanhol

O ensino da Língua Espanhola, assim como o inglês, visa desenvolver as capacidades de comunicação dos estudantes nesta língua, incluindo as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A BNCC também destaca a importância da interculturalidade no ensino de línguas, incentivando os alunos a compreenderem as culturas dos países hispanofalantes.

Arte - Maker

A educação artística deve incluir o estudo de diferentes formas de expressão artística, como música e artes visuais, tudo isso agregado a tecnologia. O objetivo é desenvolver a criatividade, a percepção estética e a capacidade de interpretar e produzir obras de arte.

Filosofia

No Ensino Fundamental II, a disciplina de Filosofia tem como objetivo introduzir os estudantes ao pensamento filosófico. De acordo com a BNCC, os estudantes devem desenvolver habilidades de reflexão crítica, argumentação e interpretação de conceitos e problemas filosóficos e também deve promover o diálogo e o respeito pela diversidade de ideias e perspectivas.

Educação Física

A BNCC enfatiza o desenvolvimento de habilidades motoras, conhecimento sobre o corpo e a saúde, e a compreensão do papel do esporte na sociedade. Além disso, os estudantes aprendem sobre a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar.