Educação Infantil

Maternal, 1º período, 2º período

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

O eu, o outro e o nós


Durante suas interações com seus colegas e adultos, a criança vivencia experiências de atenção pessoal e outras práticas sociais. Ela aprende a se perceber como um indivíduo com desejos, concepções e interesses próprios, reconhecendo também o outro como alguém com desejos e interesses próprios. Além disso, a criança desenvolve a consciência do coletivo, expandindo sua compreensão para um ambiente social que engloba culturas e lugares onde existem pessoas com costumes semelhantes ou diferentes dos seus.


Corpo, gesto e movimentos


Através dos sentidos, gestos e movimentos, tanto impulsivos quanto intencionais, coordenados ou espontâneos, as crianças utilizam seus corpos para explorar o mundo, o espaço e os objetos ao seu redor. Elas estabelecem relações, expressam-se, brincam e adquirem conhecimentos sobre si mesmas, sobre os outros, sobre o mundo e sobre o universo social e cultural. Ao se movimentarem, elas descobrem diferentes maneiras de ocupar e utilizar o espaço ao seu redor.


Traços, sons, cores e formas


A presença e a interação com diversas manifestações artísticas, culturais e científicas locais e universais no ambiente escolar diário proporcionam às crianças uma variedade de experiências. Isso permite que elas vivenciem diferentes formas de expressão, linguagens e até mesmo criem suas próprias produções artísticas. Essa imersão diversificada contribui para o desenvolvimento do senso estético e crítico, bem como para o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade ao seu redor.


Escuta, fala, pensamento e imaginação


Desde o momento em que nascem, as crianças participam de interações comunicativas diárias com as pessoas ao seu redor. Ao longo do tempo, elas vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e outras habilidades de comunicação e expressão, assimilando a língua materna. Ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, a criança demonstra interesse pela cultura escrita e gradualmente desenvolve sua compreensão sobre a linguagem escrita. Ela começa a reconhecer diferentes usos da escrita, gêneros textuais, formatos e meios de transporte da informação escrita. Na Educação Infantil, é essencial que a imersão na cultura escrita seja baseada no que as crianças já conhecem e nas curiosidades que elas demonstram.


Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


As crianças estão imersas em diferentes espaços e tempos, em um mundo composto por fenômenos naturais e socioculturais, despertando sua curiosidade sobre esses mundos. Ao longo de suas experiências, elas se deparam com conceitos de Matemática, Ciências e Tecnologia. Na Educação Infantil, é essencial proporcionar oportunidades de experiências ricas e diversificadas às crianças, permitindo que elas construam, ampliem e utilizem conhecimentos, o que contribui para suas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades.


Língua Estrangeira - Inglês


Desde os primeiros anos de vida, as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com a língua estrangeira, como o inglês, durante o período da Educação Infantil. Por meio de interações e experiências cotidianas, elas começam a explorar e se familiarizar com sons, palavras e expressões dessa nova língua. Progressivamente, ampliam seu vocabulário e desenvolvem habilidades de comunicação e compreensão no idioma.


Na Educação Infantil, é fundamental proporcionar um ambiente propício para que as crianças tenham ricas e diversificadas experiências com a língua inglesa. Isso inclui atividades lúdicas, jogos, interações sociais e o uso de recursos visuais e auditivos. Essas vivências permitem que as crianças construam, ampliem e utilizem conhecimentos do idioma, promovendo seu aprendizado e desenvolvimento de habilidades linguísticas desde a primeira infância.


Share by: