PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio Santa Paula direciona suas ações de acordo com o Regimento Interno do Colégio e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O CSP tem como missão comprometer – se com o processo de democratização, apoiada nos princípios de participação e igualdade, respeitando à diversidade a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

A instituição tem como objetivo retratar uma concepção educacional e ações pedagógicas que estruturem o cotidiano do(a) aluno(a), promovendo o fortalecimento e a construção de sua identidade e autonomia. É um trabalho dinâmico, construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos no processo educacional.

EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Neste mundo marcado pelas mudanças, o Colégio Santa Paula tem clareza do indivíduo que busca formar. Vivemos no que se convencionou chamar “Sociedade da Informação”, na qual o conhecimento é o bem de maior valor. Terá mais chances de realização pessoal e profissional a pessoa autônoma e competente, ativa em relação à aprendizagem, capaz de identificar e solucionar problemas, capaz de estudar e pesquisar continuamente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento aplicável. Daí a importância do domínio da tecnologia (principalmente a Informática) e de uma segunda língua (principalmente o Inglês), como instrumental contemporâneo básico. Cabe à escola, portanto, dar aos alunos as chaves de decifração do conhecimento.

O Colégio Santa Paula, por trabalhar com alunos dos 3 aos 16 anos, participa, juntamente com a família, da formação dos valores morais e sociais da criança e do jovem. É também dentro do período de aprendizagem formal que o aluno deverá aprender a se conhecer, a se automotivar, a compreender o outro e a se fazer compreender, a gerar empatia, a persistir diante de frustrações, ou seja, a se desenvolver emocionalmente.

Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. Assim, a escola desenvolveu um programa de capacitação contínua e rigorosos critérios de seleção de profissionais. Semanalmente, os professores têm reuniões com os orientadores e assessores para trocar informações, refletir sobre questões pedagógicas e temas da atualidade.