HISTÓRIA DO COLÉGIO SANTA PAULA

O Colégio Santa Paula é de propriedade particular da pedagoga e psicóloga Sebastiana Cabral de Sousa Pereira. Foi fundado pela mesma em parceria com sua cunhada, em janeiro de 1989 com o nome de Instituto Infantil Santa Paula. No primeiro ano, a escola funcionou sob a direção de ambas as donas em caráter experimental à Rua Wilson Tavares Ribeiro, 505, Teixeira Dias, região do Barreiro, na cidade de Belo Horizonte. Após esse período, ela passou a ser de propriedade exclusiva de Sebastiana e continuou seu funcionamento no mesmo local com perspectivas de crescimento.

Depois de alguns anos o Instituto Infantil Santa Paula começou a ser reconhecido pelas pessoas da região em que estava localizado. Então, em novembro de 2000, após 11 anos de funcionamento no mesmo local, ele foi transferido para a sua primeira sede, um prédio de propriedade da pedagoga, onde passou a ser chamado de Instituto Santa Paula. A instituição agora se encontraria na Rua K, nº 20, Diamante, Belo Horizonte MG.

Os anos se passaram e o Instituto Santa Paula foi ganhando prestígio e destaque dentre as melhores escolas da região, alcançando prêmios e reconhecimento por parte dos pais, alunos e profissionais da área. Com isso a atual sede já se tornava pequena e em janeiro de 2010, a escola foi transferida para outra sede com um espaço amplo, novas instalações, situada à Rua Adélia Hilbert Teixeira, nº 421, Diamante, onde atualmente está localizada.

No dia 22 de maio de 2019 ficou autorizado pela Secretaria de Educação a mudança de denominação da escola. Então, o Instituto Santa Paula agora passa a ser reconhecido como Colégio Santa Paula se atendo aos seus projetos progressivos com previsões para a ampliação física e pedagógica que abrangerá não somente a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – séries iniciais e finais (1º ao 9º) como também contemplará o Ensino Médio.

“Educar não é cortar asas e sim, orientar o Voo.”

Paulo Freire

NOSSAS INSTALAÇÕES

Nossas instalações oferecem aos alunos muitas possibilidades para que eles aprimorem o conhecimento e se desenvolvam no estudo. O aprendizado aqui é

natural, divertido e simples o que facilita a assimilação do aluno.

Para que os profissionais trabalhem de forma coesa, a escola conta com espaços como:

• A brinquedoteca para a alfabetização dos pequenos, local onde as crianças aprendem através de atividades lúdicas;
  • Área para lazer fechada;
  • Área para Lazer aberta;
  • Biblioteca bem iluminada para todos os alunos;
  • Área coberta com palco para a apresentação de teatro e musicais;
  • Salas de aula claras, espaçosas e muito ventiladas;
  • Salas de aula com recurso audiovisual (som e projetor) para alunos a partir do 2º ano EF;
  • Móveis novos da Educação Infantil;
  • Jardim aberto;
  • Acessibilidade;
  • Quadra coberta de futsal;
  • O Colégio conta com um sistema de segurança que apresenta câmeras em quase todas as dependências da escola (salas em geral, corredores, pátio, salão de festas dentre outros). Essa medida é necessária para melhor proteção de nossos alunos, professores, funcionários e de todos que frequentam o Colégio.